Escolher Ingrediente

Ingredientes

  • 1/2 dose (25 ml) de uísque escocês
  • 15 ml de vermute doce ou seco (dependendo da preferência)
  • 2 gotas de angostura (bitter)

Utilize a coqueteleira para misturar o uísque e o vermute com gotas de angostura. Sirva em uma taça de coquetel (shortdrink) ou copo curto de uísque (rocks), decorado com uma rodela de limão.

 

Criado em 1894 por um barman no Hotel Waldorf, em Nova York, o Rob Roy é um coquetel semelhante a um Manhattan. A bebida tem o nome do herói popular escocês Robert Roy MacGregor. O Rob Roy é feito com uísque escocês, originalmente Whisky do Dewar escocês, enquanto o Manhattan é tradicionalmente feito com centeio e hoje comumente feito com bourbon ou uísque canadense.
O Rob Roy deve a sua existência em parte à introdução de Whisky escocês do Dewar nos Estados Unidos, bem como a estréia da opereta de mesmo nome em Nova Iorque, do compositor Reginaldo De Koven e letrista Harry B. Smith.
Tal como o Manhattan, o Rob Roy pode ser feito doce, seco, ou perfeito. O padrão do Rob Roy é a versão doce, feito com vermute doce, por isso não há necessidade de especificar um Rob Roy “doce” ao pedí-lo. O Rob Roy seco é feito pela substituição do vermute doce pelo vermute seco. Um perfeito Rob Roy é feito com partes iguais de vermute doce e seco.
O Rob Roy é normalmente servido em um copo de cocktail e decorado com um toque de limão (para as versões perfeitas e seca), ou cereja maraschino (para a versão doce).

TAGs: Uísque, Vermute




Rob Roy