Escolher Ingrediente

Ingredientes

  • 1 dose de rum (50ml)
  • 10 folhas frescas de hortelã
  • 1/2 limão, cortado em 4 gomos
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 5 ou 6 pedras de gelo
  • 1/2 xícara (120 ml) de água com gás

Em um copo longo (highball) coloque as folhas de hortelã e 1 gomo de limão. Soque a hortelã e o limão, para liberar o óleo da hortelã e o suco do limão. Adicione mais 2 gomos de limão e o açúcar. Novamente soque o limão para tirar o seu suco. Não coe o suco. Encha o copo quase até a boca com gelo. Ponha o rum sobre o gelo e complete com a água com gás. Mexa, prove e, se necessário, coloque mais açúcar. Decore o mojito com o restante do limão.

Esse cocktail com mais de 100 anos não está tão bem documentado quanto o Daiquiri ou o Cuba Libre. Sabe-se que floresceu na noite de Havana usando ingredientes nativos do Caribe. Os ingredientes são, além do Rum, o açucar (os especialistas recomendam o xarope de açucar, não o granulado), hortelãlimão e club soda.

A mistura de hortelã com bebidas é muito antiga. A exemplo do Bullshot, o Mojito teria sido criado por um inglês em alto-mar. A diferença, nesse caso, é que a história deste drinque era contada nos bares cubanos, em especial no “La Bodeguita del Medio”, por ninguém menos que o escritor americano Ernest Hemingway. Segundo ele, o almirante e aventureiro inglês Francis Drake, o primeiro homem branco a aportar em inúmeras ilhas do Pacífico Sul, apaixonado pelos aromas da hortelã, teria sido o primeiro a misturar a planta com boas doses de rum.

TAGs: Rum




Mojito