Escolher Ingrediente

Ingredientes

  • 1 dose (50 ml) de vodca citron (saborizada de laranja)
  • 30 ml de suco de cranberry (um tipo de fruta vermelha, como a framboesa)
  • 20 ml de licor de laranja (Cointreau)
  • 5 gotas de suco de limão
  • Tira fina de casca de laranja para decorar

Em uma coqueteleira, bata todos os ingredientes (menos a casca de laranja) e agite. Transfira a bebida para um copo short drink (geralmente usado para dry martini) previamente gelado. Torça a casca de laranja, coloque-a dentro do drinque ou na lateral do copo e sirva.

Praticamente um personagem coadjuvante de um dos seriados femininos mais assistidos mundialmente, como o Sex And The City, por exemplo, o Cosmopolitan não é criação de um bartender, uma cidade ou um estado. Isso nos leva a deduzir que a sua autoria é disputada e perdura através de décadas.  O Cosmopolitan teria nascido na década de 70 dentro de uma comunidade homossexual em Massachusetts ou teria sido criado por Neal Murray, em 1975 quando ainda era estudante e, precisando de emprego candidatou-se a vaga de bartender. No mesmo ritmo de Tom Cruise, no filme Cocktail, Murray teve de aprender a preparar os coquetéis em três dias, inclusive o mais pop da época, que era o Kamikaze. Murray, em um dia tranquilo atrás do bar teria adicionado um pouco de suco de cranberry à receita original do Kamikaze (Vodka, Cointreau e suco de limão) e, ofereceu à seu chefe a nova mistura. Este por sua vez ficou extasiado com o novo sabor e teria chamado de Cosmpolitan no sentido de ser “incrível”.

Mas, como já falamos, muitos outros bartenders usaram receitas semelhantes e dão seus motivos para a criação do espetacular coquetel. Algumas razões rondam a aparência e a necessidade de se aparecer segurando a bela taça de Dry, sem precisar saborear o seco Dry Martini.

TAGs: Vodca




Cosmopolitan